Estudantes que estão se preparando para estudar no exterior podem aproveitar as vantagens que a internet oferece.
5 benefícios de um curso online durante a pandemia – Vestibular Brasil Escola Publicado primeiro em https://vestibular.brasilescola.uol.com.br/
Como perder barriga: 5 exercícios para fazer em casa sem equipamento
Quer aprender como perder barriga de um jeito rápido e prático sem sair de casa? Se liga nessas dicas de exercícios para fazer no conforto do seu lar (ou em qualquer lugar) e se livrar dos pneus!
continue lendo em Como perder barriga: 5 exercícios para fazer em casa sem equipamento
Como perder barriga: 5 exercícios para fazer em casa sem equipamento Publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br/
Conheça o Nike Air Max 2090, novo lançamento e futuro da tecnologia Air
Saiba mais sobre o mais recente lançamento da Nike, o Air Max 2090, que aposta no futuro reimaginando um dos mais clássicos tênis da marca
continue lendo em Conheça o Nike Air Max 2090, novo lançamento e futuro da tecnologia Air
Conheça o Nike Air Max 2090, novo lançamento e futuro da tecnologia Air Publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br/
BBB20 e o feminismo branco: o que é o interseccionalidade?
Com episódios polêmicos e personagens extremos, o Big Brother Brasil 20 está servindo de objeto para discutir sobre questões sociais, como o feminismo e o racismo, e potencializar problematizações que já vêm sendo feitas nas redes sociais. Você pode até não assistir, mas os assuntos que têm marcado o programa aparecem nas redações de vestibulares dos últimos anos. E seguirão aparecendo.
Logo no início do jogo, Babu, um ator negro, foi excluído das rodinhas. Além disso, a forma como Thelma, também negra, era tratada, em algumas situações, por Gizelly, Ivy e a última eliminada da edição, Marcela, foi o mote para abrir o debate sobre o feminismo branco e o silenciamento dos discursos minoritários (de raça, etnia, orientação sexual) dentro da luta das mulheres por igualdade de gênero.
Esse silenciamento fortalece a invisibilidade das demandas específicas de mulheres negras, asiáticas, indígenas e outras minorias raciais no movimento feminista. Mas essas outras vozes feministas servem, justamente, para questionar um modelo elitista, de classe média branca e urbana, que não abraça todas as nuances e todas as demandas em jogo.
Feminismo Interseccional
Desde o início do século 20, no movimento sufragista, mulheres como Sojourner Truth, escrava negra que falou da dupla opressão de ser mulher e negra, denunciaram o feminismo como um movimento não representativo da realidade e opressões de todas as mulheres.
Em 1989, a ativista Kimberlé Crenshaw cunhou o termo interseccionalidade. Ele se refere a como cada indivíduo sofre opressões com base nas diferentes categorias sociais em que se encaixa: em relação a gênero, raça, classe, etnia, deficiência, sexualidade.
Segundo o conceito, as opressões não são categorias separadas ou independentes. Elas devem ser analisadas simultaneamente para compreender a sua identidade: por exemplo, não se deve separar a experiência de ser “mulher” da experiência de ser “negra”, ela deve ser vista como uma “mulher negra”.
E quanto mais uma pessoa se desvia do padrão (homem branco rico heterossexual…), ela sofrerá mais opressões. Assim, uma mulher negra de classe média que trabalha como médica e não é a mesma de uma mulher negra imigrante pobre, devido ao componente de classe, por exemplo.
O feminismo interseccional não busca unificar, mas, sim, mostrar as diferentes necessidades e experiências de todas as mulheres. Para complementar a teoria feminista, nesse sentido, existem os tipos dessa vertente, como o feminismo negro, o feminismo indígena, o feminismo lésbico e o transfeminismo.
Exemplo
A cantora, compositora e ativista sergipana Bia Ferreira criticou o feminismo branco na sua música “De dentro do ap”. Ela retrata a realidade das mulheres negras, que muitas vezes não se sentem representadas pelo movimento. “Quantas vezes você correu atrás de um busão pra não perder a entrevista, pra chegar lá e ouvir um ‘não insista’” ou “quando foi que cê pisou numa favela pra falar sobre seu feminismo?“, diz um dos trechos da canção.
Confira o clipe:
Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso Enem do GUIA DO ESTUDANTE e tenha acesso a centenas de videoaulas com professores do Poliedro
BBB20 e o feminismo branco: o que é o interseccionalidade? Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Entrei na faculdade. Quando devo começar a procurar estágio?
Embora entrar na faculdade tenha sido um desafio e tanto, a partir desse momento você precisará encarar uma série de questões difíceis que interferem direta ou indiretamente no futuro da sua carreira. Um dilema que afeta muitos estudantes logo no início da faculdade é se existe uma hora certa para procurar estágio.
Mas para início de conversa, é importante ter em mente que o peso de um estágio no currículo varia muito dependendo da carreira escolhida e do tempo de estudo. “Estágio em áreas de Direito, Economia e Contabilidade têm um peso muito maior do que para áreas como História, Física ou Matemática”, afirma Heitor Ribeiro, professor e coordenador do Anglo Vestibulares.
Ele e Adriano Guimarães, CEO do Prova Fácil, plataforma de gestão de avaliações e especialista em educação, levantaram algumas vantagens e desvantagens de iniciar o estágio logo no início da graduação para te ajudar a decidir qual a melhor opção para você. Confira abaixo:
Vantagens
A primeira é bem simples: conseguir logo no início da sua carreira uma rede de contatos. “Ele pode conhecer bons profissionais e ter experiências enriquecedoras e, quando estiver pronto para entrar no mercado de trabalho, tem a possibilidade de acionar essa rede para ter uma maior facilidade de conseguir um emprego”, diz Heitor.
Outro ponto é a experiência, que acaba sendo um dos grandes diferenciais. Quando o universitário termina a faculdade e vai fazer um processo seletivo, vai concorrer muitas vezes com pessoas que estudaram na mesma instituição que ele. Segundo o coordenador, se ele tiver estágios e experiências melhores, pode conseguir se destacar por conta dos lugares que frequentou e dos trabalhos que já desenvolveu.
“Muitas reclamações do mercado de trabalho estão ligadas ao estudante sair da faculdade com pouca experiência e conhecimento sobre como, de fato, atuar na sua área. O conhecimento prático do assunto é tão fundamental quanto o teórico. E quando o universitário inicia o estágio desde o primeiro período, ele ganha uma vantagem competitiva”, afirma Adriano.
Além da experiência, ele adquire uma espécie de especialização em alguma área de atuação. “Por exemplo, se o aluno começou Psicologia, ele tem várias ramificações na profissão e, por meio do estágio, ele verifica em qual área dedicar a sua carreira e estudos”, diz Adriano.
Outro aspecto positivo é no sentido financeiro, principalmente para estudantes que pagam a própria faculdade ou têm outros gastos, como transporte, alimentação e moradia. A remuneração do estágio tem um peso na vida dos estudantes, mas é importante ter em mente que esse momento não é para focar em ganhar dinheiro, mas em formar sua rede de contatos e adquirir experiência.
Desvantagens
O maior ponto de atenção de iniciar o estágio logo no início da faculdade é que a atividade toma um tempo de estudo que poderia ser usado pelo estudante. Isso pode fazer com que o aluno não se dedique tanto à graduação. Mas cabe uma ressalva aqui: não é que necessariamente a faculdade ficará em segundo plano, mas pode acontecer uma inadequação de tempo. É preciso se organizar muito bem para não se perder. A adaptação do estudante a esse cenário de ensino superior vai exigir foco e organização.
Por estar ainda muito no início da faculdade, e não ter o conhecimento necessário para desempenhar certas tarefas, pode ser que ele também tenha muita dificuldade em realizar algumas atividades do estágio. Com isso, a experiência de trabalho e até a motivação acabem sendo comprometidas. “Quem faz estágio no meio e no final da graduação acaba tendo um aproveitamento maior, por já ter mais habilidades”, diz Heitor.
Por fim, vale lembrar que quem está iniciando a faculdade e começa a estagiar certamente ganhará menos do que alguém que está estagiando e se encontra nos anos finais do curso.
Conclusão
Em resumo, é importante avaliar as necessidades do seu curso e os seus objetivos. Uma orientação dos especialistas que serve para grande parte das carreiras é começar a estagiar no segundo ou terceiro ano, porque você terá uma boa bagagem da universidade e já estará mais próximo do mercado de trabalho.
Mas lembre-se, a ideia aqui é apenas dar uma orientação e mostrar as vantagens e desvantagens de cada escolha. Quem sabe avaliar o que é melhor para sua carreira e para sua realidade é você.
Entrei na faculdade. Quando devo começar a procurar estágio? Publicado primeiro em https://guiadoestudante.abril.com.br/
Uber vai dar viagens de graça para quem for doar sangue
A empresa anunciou que irá oferecer transporte para quem fizer doação em algumas cidades do Brasil
continue lendo em Uber vai dar viagens de graça para quem for doar sangue
Uber vai dar viagens de graça para quem for doar sangue Publicado primeiro em https://manualdohomemmoderno.com.br/
Estado de bem-estar social – Brasil Escola
Aqui você encontra tudo sobre o que é o Estado de bem-estar social. Veja o que é Estado previdenciário e confira seus principais defensores e críticos.
Estado de bem-estar social – Brasil Escola Publicado primeiro em https://brasilescola.uol.com.br/
Memórias de um sargento de milícias | Análise literária – Brasil Escola
Assista a nossa videoaula para conhecer um pouco mais da obra “Memórias de um sargento de milícias”, de Manuel Antônio de Almeida, um dos romances mais importantes do Romantismo brasileiro.
Memórias de um sargento de milícias | Análise literária – Brasil Escola Publicado primeiro em https://brasilescola.uol.com.br/
Coronavírus e palavras da língua portuguesa – Brasil Escola
Na transmissão ao vivo do dia 01/04, a professora Maria Beatriz analisa o processo morfológico de formação de algumas palavras ligadas à pandemia do coronavírus, bem os significados com que são empregadas cotidianamente.
Coronavírus e palavras da língua portuguesa – Brasil Escola Publicado primeiro em https://brasilescola.uol.com.br/
Circular | Redação oficial – Brasil Escola
Circular é um gênero que integra os textos da Redação Oficial. Todavia, você sabe quais são suas características? Para que serve uma circular? Onde “circula”? Descubra isso e muito mais nesta aula!
Circular | Redação oficial – Brasil Escola Publicado primeiro em https://brasilescola.uol.com.br/
